Pular para o conteúdo principal

Hipotireodismo e Hashimoto, qual a relação com o intestino?

Intestino
Relação tireoide e intestino

O intestino possui a captação dos hormônios tireoidianos através das suas variáveis as deidiosenases, elas são uma extensão dos hormônios T3 e T4 interagirem com cada órgão do corpo, que contribuem para o aumento do transito intestinal e para a microbiota intestinal, permitindo que tenha uma circulação dos hormônios tireoidianos pelo trato gastrointestinal.

Alguns elementos intestinais são importantes para circulação das variáveis hormonais, como os ácidos biliares secundários, que metabolizam o T4 e T3 reverso, promovendo uma circulação deles no intestino e facilitando a movimentação intestinal.

O intestino mais preguiçoso que ocorre no hipotireoidismo e na tireoidite de Hashimoto, tem a relação com a baixa captação e circulação do T4 e T3, promovendo uma diminuição do transito intestinal. Que geralmente ocorre pelo aumento do ritmo de vida com mais elementos toxico.

Hipotireoidismo

Aumento da barreira intestinal
No hipotireoidismo ocorre uma diminuição das deidiosinases que proporciona o aumento do número de bactérias intestinais facilitando o aumento das aberturas intestinais, que possibilita a maior recepção de elementos tóxicos do dia a dia e da alimentação. Que geram um desequilíbrio intestinal e diminuem a absorção de nutrientes essencias para a tireoide e para a manutenção da saúde em geral.

Através deste desequilíbrio intestinal a barreira intestinal começa a aumentar, permitindo a entrada de substâncias indevidas dentro do corpo, promovendo um acúmulo de toxicidades na tireoide e uma inflamação corporal que contribuem para o aumento do peso e para o aumento do desequilíbrio hormonal.

Um dos fatores que mais prejudica a absorção dos nutrientes essências são os compostos tóxicos, como o perclorato encontrado nos herbecidas, ou em elementos da própria alimentação, que estarão competindo para ser absorvido, e diminuem a absorção dos nutrientes essências. 

Quer saber mais sobre o hipotireodismo: https://lorranyoliveiranutricao.blogspot.com/2022/03/hipotireoidismo.html

Tireoidite de Hashimoto

O principal local onde é formado a tireoidite de Hashimoto é no intestino, que ocorre pelo aumento dos elementos tóxicos, do estresse no dia, que começam a inflamar a barreira intestinal aumentando a quantidade de anticorpos no intestino para conter a inflamação e na medida que agrava o estado inflamatório gera uma alteração no DNA das células imunológicas que vai estar acarretando o se desequilíbrio.

A partir do momento que ocorre o desequilíbrio imunológico, as células imunológicas, principalmente os linfócitos T, começam a destruir a tireoide promovendo uma maior inflamação dentro da tireoide. Que também irá estar refletindo no intestino, que quando avança a destruição tireoidiana a relação intestinal com alguns elementos começa a ficar prejudicada, proporcionando a formação de intolerâncias, alergias e a doença celíaca.

Quer saber mais sobre a tireoidite de Hashimoto: https://lorranyoliveiranutricao.blogspot.com/2022/03/httpslorranyoliveiranutricao.blogspot.com202203tireoide..html

Inflamação intestinal


Tratamento

O tratamento começa a partir da retirada de tóxicos e diminuição do estresse durante o dia, para começar a melhorar a barreira intestinal e aumentar a captação dos nutrientes que são importantes para a manutenção tireoidiana, principalmente do iodo. Dessa forma contribuindo para uma melhora da constipação intestinal (prissão de ventre). 

Existem alguns alimentos e nutrientes que são fundamentais para o tratamento intestinal, são eles:

✤ Frutas e hortaliças orgânicas, elas irão contribuir para a diminuição do agrotóxicos que interagem com cada nutriente, a diminuição dos compostos tóxicos dentro da tireoide e a redução da inflamação intestinal.

✤ Agua filtrada, promove a diminuição da entrada de tóxicos dentro do corpo.

✤ Ferro, quando está sendo ingerido adequadamente irá estar contribuindo para a melhora da deidiosinases e melhorando a sua função, como também melhorando o equilíbrio tireoidiano.

✤ Zinco, atua como um co fator para diminuir o grau de inflamação no intestino, melhorando as bactérias boas intestinais e contribui para o bom funcionamento das deidiosinases.

✤ Fribas, atuam principalmente para melhorar a barreira intestinal, diminuindo a entrada de elementos nocivos no corpo e nutrindo as bactérias boas que vai contribuir para melhor circulação dos hormônios tireoidianos, e melhorando a inflamação intestinal.

✤ Carnes, o seu consumo adequado vai estar melhorando a circulação dos hormônios através do aumento dos ácidos biliares secundários que aumentam a população das deidiosinases.

✤ Glutén, pode ser um fator inflamatório mais agravante quando a tireoidite de Hashimoto está mais avançada, onde é recomendado a sua retirada com uma avaliação cuidadosa, mas quando a autoimunidade está n ínicio o ideal que seja observado atentamente para não permitir que ocorra nenhuma reação de intolerância e o começo da doença celíaca.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nódulos na tireoide: qual a relação com a alimentação

Nódulos na tireoide   Nódulo tireoidiano Os nódulos são formados pro célula para gerarem uma proteção ao órgão que está sendo afetado por agressões vindas da alimentação com diversos tóxicos ou pela uma agressão no ambiente que pode vir desde poluição ambiental até pela utilização de produtos que geram uma dificuldade no corpo para a captura e utilização de nutrientes essências. Os nódulos na tireoide são formados por diversos motivos, desde uma alteração hormonal até pela falta ou excesso de algum nutriente essencial para a tireoide um exemplo é a deficiência do iodo no corpo e gera o bócio, um nódulo comum em diversos países que não são ricos nesse mineral e que não possuem o enriquecimento em alimentos. Um outro ponto que gerar a formação de nódulos são os tóxicos consumidos pela alimentação ou por outros produtos, que esses elementos de metal pesado entram no corrente sanguínea e entre no órgão, fazendo com que o nutriente não consiga entrar no lugar que precisa, gerando assim uma

Relação da depressão e o hipotireoidismo

Tireoide e depressão Tireoide e depressão Os hormônios tireoidianos tem ligação com todos os órgãos do corpo e com alguns hormônios que são produzidos pelo corpo, um dos principais órgãos com que tem ligação é o cérebro e o hormônio serotonina. Este ligação acontece por meio dos hormônios T4 e T3 e os seus receptores que fazem a captação deles, quando ocorre algum descontrole hormonal na tireoide como o hipertireoidismo que ocorre o aumento hormonal do T4 e T3 gera a ansiedade ou quando ocorre o hipotireoidismo a diminuição do T4 e T3 gera a depressão. Na medida que ocorre a diminuição da concentração hormonal e dos receptores do hormônios tireoidianos, há uma queda no metabolismo hormonal cerebral levando a diminuição do hormônio da serotonina que um das suas funções e gerar a felicidade, provocando o quadro de depressão. Que prevalece quando o hipotireoidismo e a tireoidite de Hashimoto não são tratados de forma adequada aumentando assim o quadro depressivo e promovendo outras divers

Soja e a tireoide, deve mesmo para de consumir?

Soja e os seus derivados e tireoide  Soja A soja é um alimento com diversas funções benéficas para a saúde, inclusive possui ação funcional que previne diversos tipos de problema, como por exemplo previne o câncer de mama, por ter a ação antioxidante dentro deste alimento. Uma das suas propriedades é a isoflavona, genísteina, daidzeina e aglicona, que estão presentes nos derivados da soja e que atuam em diversas áreas da saúde do corpo, mas a função funcional ocorre na isoflavona que tem de prevenção ao câncer e contribui para a saúde feminina. Soja e a tireoide Quando ocorre alguma alteração na tireoide ou possui alguma predisposição para a tireoide se tornar alterada, a soja pode ser um fator que contribui para a formação ou para o agravo, tanto do hipotireoidismo, quanto do hipertireoidismo, também para as autoimunidades. Por diminuir a captação do iodo dentro das células tireoidianas. Um outro órgão que a soja e os seus derivados atuam é no intestino, que é alterado devido as alter