Pular para o conteúdo principal

Frutas vermelhas e a tireoide: benefícios e maléficos


Uso das frutas vermelhas na tireoide
 Tireoide

Existem diversos elementos da vida moderna que atrapalham o funcionamento da tireoide, como por exemplo, o cigarro, o plástico, o estresse, o agrotóxico. Cada um desses componentes soltam tóxicos que interagem e acumulam nas células tireoidiana, aumentando o nível de estresse nessas células e reduzindo ou aumento a formação dos hormônios, algumas vezes podendo mudar a estrutura dela provocando a formação de nódulos.

Com o aumento do estresse gerado por essas substâncias, geralmente a uma diminuição na síntese hormonal inibindo diversos mecanismos como os transportadores do sódio e potássio, a captação e a organização e distribuição do iodo, selênio e tirosina (TPO) dentro da tireoide, onde eles estão envolvidos diretamente na formação hormonal.

Conforme ocorre essas alterações na tireoide, a interação com os nutrientes essenciais começa a ficar mais comprometido, induz a cada vez mais estresse e mais inflamação dentro dessas células e mudando todo o metabolismo celular, estimulando a formação do hipotireodismo, hipertireodismo e as autoimunidades tireoidianas, a tireoidite de hashimoto e doenças de graves, também pode estar provocando a formação de nódulos malignos. 

Quer saber mais sobre a tireoide https://lorranyoliveiranutricao.blogspot.com/2022/03/tireoide.html 

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas e arroxeadas, como as uvas pretas, suco de uva integral e farinha da semente da uva, mirtilos, amora, morangos além de possuírem vitaminas e minerais, eles possuem um componente em comum, o resveratrol, que é um potente antioxidante e anti inflamatório. 

O efeito antioxidante do resveratrol, atua no sistema de eliminação do estresse que as células possuem, principalmente quando este estresse é aumentado por alguma doença ou por algum produto tóxico. Que por meio dele ajuda o sistema a captar melhor este tipo de problema dentro da célula, é através do resveratrol atua diretamente no efeitos do estresse, assim melhorando a saúde e contribuindo para a prevenção e para o retardo em vários problemas de saúde melhorando e retardando o envelhecimento, o Alzheimer, contribui para o emagrecimento. 

O seu efeito anti inflamatório atua diretamente nas vias inflamatórias da imunidade, diminuindo o efeito de inflamação que é gerada pelas doenças, principalmente pela obesidade, pelos produtos tóxicos, pelo estresse gerado pelo ambiente ou pelo estresse mental. Por meio desse intermédio promove o equilíbrio e manutenção das células imunológicas.

Os seus benefícios para a tireoide

O resveratrol dentro da tireoide, contribui para a redução do estresse provocado por produtos tóxicos, como por exemplo o chumbo que é encontrado nas maquiagens e em alguns agrotóxicos. Onde ele vai auxiliar na atuação da redução e na retirada dos tóxicos.

Conforme essa diminuição do estresse acontece, melhora a captação dos nutrientes essências para dentro da célula começa e se torna mais constante, facilitando o processo da formação hormonal principalmente a formação do TSH e melhorando a atividade dos anticorpos tireoidianos.

Uma outra atuação importante e a diminuição de processos inflamatório que ocorre através do estresse mental e físico e do desequilíbrio das células tireoidianas, equilibrando a atuação dos anticorpos, colaborando para que os principais nutrientes imunológicos, como o selênio, o zinco e o magnésio, atuem dentro da tireoide e contribuindo para manter a estrutura da tireoide e a comunicação dos hormônios com outras células do corpo.

Benefícios do resveratrol nas autoimunidades e os nódulos malignos

As autoimunidades são as que mais se beneficiam com o uso de resveratrol através da sua atuação anti inflamatória, onde ele age principalmente na regulação mais específica dos anticorpos anti TPO e anti tireoglobulina, ajudando na inibição das vias inflamatórias que é provocado através da própria imunidade e regulando os seus anticorpos para estar parando o ataque.

Em cada autoimunidade vai estar atuando em uma área especifica, como na tireoidite de Hashimoto ele vais estar agindo dentro da inflamação específica que atacam na construção do T4 e T3 e realiza o equilíbrio do TSH e na doença de Graves ajuda a diminuir o ataque do TSH. 

Quer saber mais sobre a tireoidite de Hashimoto https://lorranyoliveiranutricao.blogspot.com/2022/03/tireoide.html

Conforme o uso do resveratrol ajudar a manter a forma da tireoide, colabora para a diminuição de tecidos malignos que são formados, através da redução de tóxicos dentro da tireoide e da manutenção da própria imunidade regulando que regula as células tireoidianas.

Os seus malefícios para a tireoide

Um dos maiores cuidados que deve ter é o uso constante e prolongado do resveratrol, por ter agentes anti tireoidianos que diminuem a captação do iodo, principalmente quando o consumo deste mineral é baixo e muita das vezes insuficiente. 

Principalmente para pessoas que possuem o hipotireoidismo primário e hipotireoidismo secundário, o uso do resveratrol deve ser controlado e muitas das vezes não é recomendado o uso prolongado para não provocar mais a diminuição da captação do iodo e estar agravando o problema.

Quer saber mais sobre o hipotireoidismo https://lorranyoliveiranutricao.blogspot.com/2022/03/alimentos-para-o-hipertireoidismo.html

Para pessoas que possuem o hipertireoidismos primário e hipertireoidismo secundário o seu uso pode trazer benefícios quando controlado para estar fazendo a diminuição do T4, mas deve ter o controle para não estar ocasionando o hipotireoidismo por uma diminuição aguda do iodo.

Em cada caso um profissional deve estar fazendo o acompanhamento para trazer os benefícios esperado e proporciona a melhora da função da tireoide.

Quer saber mais sobre hipertireoidismo https://lorranyoliveiranutricao.blogspot.com/2022/03/alimentos-para-o-hipertireoidismo.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nódulos na tireoide: qual a relação com a alimentação

Nódulos na tireoide   Nódulo tireoidiano Os nódulos são formados pro célula para gerarem uma proteção ao órgão que está sendo afetado por agressões vindas da alimentação com diversos tóxicos ou pela uma agressão no ambiente que pode vir desde poluição ambiental até pela utilização de produtos que geram uma dificuldade no corpo para a captura e utilização de nutrientes essências. Os nódulos na tireoide são formados por diversos motivos, desde uma alteração hormonal até pela falta ou excesso de algum nutriente essencial para a tireoide um exemplo é a deficiência do iodo no corpo e gera o bócio, um nódulo comum em diversos países que não são ricos nesse mineral e que não possuem o enriquecimento em alimentos. Um outro ponto que gerar a formação de nódulos são os tóxicos consumidos pela alimentação ou por outros produtos, que esses elementos de metal pesado entram no corrente sanguínea e entre no órgão, fazendo com que o nutriente não consiga entrar no lugar que precisa, gerando assim uma

Relação da depressão e o hipotireoidismo

Tireoide e depressão Tireoide e depressão Os hormônios tireoidianos tem ligação com todos os órgãos do corpo e com alguns hormônios que são produzidos pelo corpo, um dos principais órgãos com que tem ligação é o cérebro e o hormônio serotonina. Este ligação acontece por meio dos hormônios T4 e T3 e os seus receptores que fazem a captação deles, quando ocorre algum descontrole hormonal na tireoide como o hipertireoidismo que ocorre o aumento hormonal do T4 e T3 gera a ansiedade ou quando ocorre o hipotireoidismo a diminuição do T4 e T3 gera a depressão. Na medida que ocorre a diminuição da concentração hormonal e dos receptores do hormônios tireoidianos, há uma queda no metabolismo hormonal cerebral levando a diminuição do hormônio da serotonina que um das suas funções e gerar a felicidade, provocando o quadro de depressão. Que prevalece quando o hipotireoidismo e a tireoidite de Hashimoto não são tratados de forma adequada aumentando assim o quadro depressivo e promovendo outras divers

Soja e a tireoide, deve mesmo para de consumir?

Soja e os seus derivados e tireoide  Soja A soja é um alimento com diversas funções benéficas para a saúde, inclusive possui ação funcional que previne diversos tipos de problema, como por exemplo previne o câncer de mama, por ter a ação antioxidante dentro deste alimento. Uma das suas propriedades é a isoflavona, genísteina, daidzeina e aglicona, que estão presentes nos derivados da soja e que atuam em diversas áreas da saúde do corpo, mas a função funcional ocorre na isoflavona que tem de prevenção ao câncer e contribui para a saúde feminina. Soja e a tireoide Quando ocorre alguma alteração na tireoide ou possui alguma predisposição para a tireoide se tornar alterada, a soja pode ser um fator que contribui para a formação ou para o agravo, tanto do hipotireoidismo, quanto do hipertireoidismo, também para as autoimunidades. Por diminuir a captação do iodo dentro das células tireoidianas. Um outro órgão que a soja e os seus derivados atuam é no intestino, que é alterado devido as alter