Pular para o conteúdo principal

Hipotireoidismo e o colesterol: Como tratar

A relação da tireoide e do colesterol


Colesterol

O colesterol são moléculas de gordura, que são fundamentais para manter a estrutura de cada célula e para fazer o transporte de vitaminas que depende de gordura e estão presentes na sinalização dos hormônios.

Existem três tipos de colesterol, são eles: HDL, LDL e VLDL que possuem grande importância para o metabolismo e quando estão em seus níveis normais. O HDL é o colesterol bom que está em uma boa quantidade no corpo que retira o LDL das células, o LDL leva as vitaminas lipossolúveis do fígado para todo o corpo e possui algumas partes que são boas e tem outras que podem ser prejudiciais em excesso e o VLDL que é a sobra do metabolismo do LDL e que carrega as vitaminas lipossolúveis do intestino para o fígado.

Mas quando os níveis de colesterol estão alterados sendo aumentados principalmente o LDL, geram problemas cardíaco, um deles e a arteriosclerose (placas de gorduras nas artérias), fazendo com que o coração trabalhe mais para jogar o sangue para o restante do corpo, quando não ocorre o tratamento precoce pode gerar alguns problemas como o infarto e entre outros.

Hipotireoidismo e o colesterol

Um dos problemas que ocorre no hipotireoidismo é a alteração do colesterol, fazendo com que se torne mais alto, porque os receptores do T3 não realizam a captação do hormônio T3 em toda a sua capacidade principalmente pelo T3 está em concentração diminuída no corpo e aumento da concentração do T3 reverso que gera uma alteração no metabolismo, fazendo com que a produção do colesterol tenha um descontrole e a aumentando.

Um ponto que torna o aumento do colesterol prejudicial é que o nível do LDL e tenha um aumento significativo e possua consequência cardiológicas a longo prazo, além do que o hipotireoidismo proporciona. Um outro ponto na medida que o metabolismo começa a ficar mais lento e ocorre o gera aumento do peso gera a consequência do aumento do colesterol e do triglicerídeos.

O que fazer com a alimentação

Alimentação para o colesterol


A alimentação precisa ter dois focos, o primeiro é estar tratando o hipotireoidismo para minimizar as consequência e aumentar o metabolismo e o outro foco é para diminuir o colesterol.

Existem alguns alimentos que são importantes em manter ou colocar na alimentação para melhorar a quantidade de gordura no corpo:

❉ Alimentos integrais, as suas fontes são aveia, arroz integral, chia, linhaça, trigo integral e entre outro; eles são fontes de fibras e funcionam como um revestimento para o intestino que ajudam a diminuir a absorção de gorduras da dieta.

❉ Ômega 3, as suas fontes são atum, salmão, sardinha, linhaça,  e entre outro; esta gordura boa tem ação anti inflamatória e  ajuda a controlar o LDL.

❉ Frutas, principalmente o abacate que é fonte de gordura boa fazendo com que o HDL aumente e o LDL diminua, e as outras frutas também são fontes de fibras tem a ação de conter a absorção exagerada da gordura.

❉ Nozes, sendo fonte de gorduras boas fazendo um contrabalanço entre gordura ruim e a gordura boa assim contribuindo para o aumento do HDL e a diminuição do LDL e o aumento dos hormônios T4 e T3.

❉ A diminuição de alimentos industrializados e alimentos gordurosos são de grande necessidade para controlar a quantidade de gordura que esta sendo ingerido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nódulos na tireoide: qual a relação com a alimentação

Nódulos na tireoide   Nódulo tireoidiano Os nódulos são formados pro célula para gerarem uma proteção ao órgão que está sendo afetado por agressões vindas da alimentação com diversos tóxicos ou pela uma agressão no ambiente que pode vir desde poluição ambiental até pela utilização de produtos que geram uma dificuldade no corpo para a captura e utilização de nutrientes essências. Os nódulos na tireoide são formados por diversos motivos, desde uma alteração hormonal até pela falta ou excesso de algum nutriente essencial para a tireoide um exemplo é a deficiência do iodo no corpo e gera o bócio, um nódulo comum em diversos países que não são ricos nesse mineral e que não possuem o enriquecimento em alimentos. Um outro ponto que gerar a formação de nódulos são os tóxicos consumidos pela alimentação ou por outros produtos, que esses elementos de metal pesado entram no corrente sanguínea e entre no órgão, fazendo com que o nutriente não consiga entrar no lugar que precisa, gerando assim uma

Relação da depressão e o hipotireoidismo

Tireoide e depressão Tireoide e depressão Os hormônios tireoidianos tem ligação com todos os órgãos do corpo e com alguns hormônios que são produzidos pelo corpo, um dos principais órgãos com que tem ligação é o cérebro e o hormônio serotonina. Este ligação acontece por meio dos hormônios T4 e T3 e os seus receptores que fazem a captação deles, quando ocorre algum descontrole hormonal na tireoide como o hipertireoidismo que ocorre o aumento hormonal do T4 e T3 gera a ansiedade ou quando ocorre o hipotireoidismo a diminuição do T4 e T3 gera a depressão. Na medida que ocorre a diminuição da concentração hormonal e dos receptores do hormônios tireoidianos, há uma queda no metabolismo hormonal cerebral levando a diminuição do hormônio da serotonina que um das suas funções e gerar a felicidade, provocando o quadro de depressão. Que prevalece quando o hipotireoidismo e a tireoidite de Hashimoto não são tratados de forma adequada aumentando assim o quadro depressivo e promovendo outras divers

Soja e a tireoide, deve mesmo para de consumir?

Soja e os seus derivados e tireoide  Soja A soja é um alimento com diversas funções benéficas para a saúde, inclusive possui ação funcional que previne diversos tipos de problema, como por exemplo previne o câncer de mama, por ter a ação antioxidante dentro deste alimento. Uma das suas propriedades é a isoflavona, genísteina, daidzeina e aglicona, que estão presentes nos derivados da soja e que atuam em diversas áreas da saúde do corpo, mas a função funcional ocorre na isoflavona que tem de prevenção ao câncer e contribui para a saúde feminina. Soja e a tireoide Quando ocorre alguma alteração na tireoide ou possui alguma predisposição para a tireoide se tornar alterada, a soja pode ser um fator que contribui para a formação ou para o agravo, tanto do hipotireoidismo, quanto do hipertireoidismo, também para as autoimunidades. Por diminuir a captação do iodo dentro das células tireoidianas. Um outro órgão que a soja e os seus derivados atuam é no intestino, que é alterado devido as alter